sábado, 18 de outubro de 2014

PINÓQUIO FIGURA DO ANO… DE UM ANO CHEIO DE NADA!



Prometeu acabar com vícios do passado, no entanto um ano após a tomada de posse, mantêm-se mais do que nunca!
Por exemplo muito criticou o facto dos seguros da Câmara estarem entregues à esposa do anterior chefe de divisão João Domingos. Pois, a mudança foi a favor do irmão da actual chefe!
O mesmo irmão que beneficiou de todos os ajustes directos da Câmara e que ampliou recentemente o objecto social de uma das suas empresas para poder lucrar muito mais (desratização, construção civil, mediação imobiliária, desinfestação, plantação e manutenção de jardins, limpeza geral de edifícios, administração de condomínios, carpintaria, pintura de imóveis, canalização, telecomunicações…).
Ver Doc.
 É obra, faz tudo sem pessoal nem instalações…Pois conta com o pessoal da Câmara para o “ajudar” …
Já agora, convém também relembrar que foi a actual chefe de divisão que através do seu marido Celso Vasconcelos (candidato pelo PSD) andou a denegrir publicamente o seu anterior superior (João Domingos), afirmando perante todos que as prendas oferecidas pelo PSD (garrafas de uísque e outras) apareciam depois na contabilidade da Câmara como consumo de papel higiénico O que é certo é que nunca denunciaram nada junto da autoridades competentes, mas ela lá conseguiu o cargo do seu anterior chefe e desviou todos os negócios da Câmara a favor da sua família, até com o seu próprio parecer favorável…



Prometeu uma auditoria às contas de 2005 a 2013 e até agora nada! Esperemos que venha a ser feita e que inclua já o seu mandato em nome da transparência!

Perante vários incumprimentos por parte da DataRede (falta de prestação de contas e outros) prometeu acabar com o contrato, a Câmara passando a explorar directamente os parques de estacionamento (seria uma forma de arrecadar receitas, tapando parte do buraco financeiro que encontrou).

Em 24 de Fevereiro de 2014 disse isto ao DN.    
Clique para ampliar




 Ora, verificamos que, poucos dias atrás, 8 de Outubro de 2014
Clique para ampliar
 alterou apenas o regulamento, o estacionamento sendo gratuito ao fim de semana apenas entre Outubro e Maio, exceptuando ainda o parque do Pingo Doce que mais lucro dá à empresa DataRede (sendo certo que em Fevereiro deste ano, numa entrevista ao DN, tinha prometido tabelas reduzidas para este local)!




Prometeu transparência mas as deliberações da Câmara não são publicadas no site do Município desde 21 de Novembro de 2013!

Os 42 trabalhadores das empresas municipais Porto Santo Verde e Areal Dourado (cuja internalização foi iniciada pelo PSD) continuam na incerteza, estando todos à experiência!

Os moinhos estão a cair aos pedaços e só a poucos dias da grande entrevista ao DN é que iniciou o restauro do “nosso fontanário do tanque”.

Relativamente às “medidas já concretizadas” declarou nessa entrevista que “reduzimos o IMI”.
 Pois, é pura mentira! Não reduziu nada, sendo certo que está condicionado ao cumprimento do PAEL.

Até confunde o passado e o futuro, afirmando que como medida já concretizada será aprovado o projecto da Galp!

Com esta postura, confessa involuntariamente que tem perfeita consciência de que já passou um ano e que nada de concreto e importante foi feito…

ENCONTROU UM BURACO FINANCEIRO, ESTÁ A CAVAR UMA CRATERA !

Tem duplicado os encargos da Câmara, com pessoal, pareceres e outros ajustes directos. Tanto dinheiro gasto (dezenas de milhares de Euros) para (des)organizar a Câmara.

Se já era discutível a necessidade do vereador Carlos Melim exercer a tempo inteiro, nada justifica a contratação de mais um arquitecto (familiar do sócio do Presidente), de uma Advogada (familiar do Sócio do Presidente), de uma chefe de gabinete (irmã do Presidente), etc…

FAZ-SE DE VÍTIMA MAS NÃO SE PODE QUEIXAR DA OPOSIÇÃO, BEM PELO CONTRÁRIO

Tanto o PSD como o CDS têm ajudado a não “parar” a Câmara, embora de forma totalmente incoerente:
O PSD viabilizou inicialmente o orçamento para 2014, dando o benefício da dúvida ao actual executivo, tendo posteriormente votado contra o rectificativo. Já relativamente ao CDS aconteceu precisamente o contrário…

Curiosamente, em termos proporcionais, tem sido dentro do próprio PS que o Presidente tem arranjado mais “inimigos” e têm sido os colaboradores deste blog a tentar sanear as contas do Município, denunciando o contrato ruinoso do Edifício da Câmara (sim porque nada surgiu da cabeça do Presidente que apenas deu entrevistas sem sequer pedir autorização a quem fez o trabalho), as fugas de IMI da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo, da Chefe de Divisão, dos donos do actual posto de combustíveis (estes últimos já foram chamados pelas Finanças para regularizar a situação pagando multa, os últimos 4 anos de IMI e juros) etc…

Andamos nós todos a meter dinheiro nos cofres da Câmara para, infelizmente, ser esbanjado da pior forma!

Até o miradouro do moinho continua sem inquilino porque ainda não foi lançado o concurso quando poderia ser uma receita para o Município…

Nada é feito para contrariar a diminuição galopante da população residente (devida à emigração, um número considerável de óbitos, natalidade em baixa).

Aliás com a nova tendência para “animações motorizadas” com toda a poluição (sonora e atmosférica) que representa, esta Câmara contribui definitivamente para afastar aqueles que procuram gozar uma reforma descansada, gastando aqui o seu dinheirinho ao longo do ano. Será caso para dizer “Porto Santo o sossego menos bem guardado...”

Clique para ampliar
Não podemos deixar de mencionar uma imagem que consta do site da Câmara que é bem ilustrativa do Porto Santo de hoje, ao abandono (enferrujado), cheio de remendos ou buracos (como as nossas estradas), tudo a precisar urgentemente de manutenção e de uma cara limpa …

Assim não tem remédio…É a falência do Porto Santo!


HOTEIS E IMI….MENTIRA OU DESCONHECIMENTO GRAVE (para um Advogado)

O Presidente da Câmara tem vindo a ameaçar “penalizar fiscalmente quem encerre hotéis na época baixa” afirmando que “decisões como esta inviabilizam as isenções fiscais em vigor”.
Clique para ampliar

Clique para ampliar

Convém não se deixar enganar (mais uma vez) por quem nada percebe ou quer perceber !

a)    A alteração do Estatuto dos Benefícios fiscais (EBF) é da competência exclusiva da Assembleia da República.
b)    Para os empreendimentos a que tenha sido atribuída a utilidade turística ou para os prédios urbanos afectos ao turismo de habitação, a isenção de IMI por 7 anos (prazo máximo legal) é reconhecida pelo chefe de finanças da área da situação do prédio, em requerimento devidamente documentado” (artigo 47º do EBF). Ou seja, não depende de qualquer decisão da Câmara !
c)     Quanto aos imóveis integrados em fundos de investimento imobiliário, segundo o artigo 49º do EBF, as taxas de IMI e de IMT são reduzidas a metade, não existindo qualquer isenção desde a aprovação do Orçamento de Estado para 2014!

Ou seja, nenhum dos hóteis que anunciaram o fecho beneficia actualmente de qualquer isenção de IMI, nem o Presidente da Câmara tem competência na matéria!

E assim vai o Porto Santo pinoquiado alegremente.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.